Esfregaço sanguíneo

Quando queremos realizar um hemograma, uma das primeiras coisas que preparamos é o esfregaço sanguíneo. Hoje, quero explicar o que é isso, como é feito, para que serve e as regiões desses esfregaço.

Para fazer o esfregaço colocamos uma gota de sangue numa lâmina de vidro e com outra lâmina chamada de extensora espalhamos o sangue como pode ser visto na imagem abaixo.

Preparo de esfregaço sanguineo

Fonte: http://www.biomedicinabrasil.com

Feito isto, iremos observar a imagem abaixo:

Zonas do esfregaço sanguíneo

Fonte: http://www.biomedicinabrasil.com

Como podem ver, dividimos esse esfregaço nas regiões que podem ver na imagem acima. Não está na imagem acima, mas a área logo antes da franja é a área de contagem e é a melhor área de leitura (análise) do esfregaço, pois o filme de sangue não está muito espesso como ocorre na cabeça e corpo do esfregaço, gerando sobreposição de células, nem muito fino como ocorre na franja , deixando as células muito espaçadas. Em inglês  chamam de monolayer, já que é uma área onde há apenas uma camada de células em vez de várias sobrepostas, ou de readable area como é uma área mais “legível” do esfregaço. As regiões da cabeça e corpo do esfregaço são muito espessos e por isso chamamos de   área espessa. Na verdade, alguns consideram o corpo como a área de contagem e a cabeça como a área espessa, enquanto outros consideram a área espessa como a cabeça e corpo e a área de leitura como uma zona entre o corpo e franja. Isso varia na literatura.(Vide imagem abaixo).

Zonas de um esfregaço sanguíneo

Fonte: http://www.ufrgs.br

 

Feito o esfregaço, coramos este para podermos visualizar melhor as células. Feita a coloração, colocamos a lâmina sob um microscópio ótico e vemos a imagem abaixo. Geralmente, as hemácias ficam com uma coloração avermelhada ou rósea e os núcleos dos leucócitos com uma coloração roxa.

Esfregaço sanguineo sob microscopio ótico

Fonte: http://www.ufrgs.br/labvir/material/aula1Zootecnia.pdf

Por que dividimos o esfregaço nessas regiões?

Fazemos isso para orientar a leitura da lâmina. Observamos as hemácias na região próxima a franja já que nesta região tem menos células o que facilita a análise dessas hemácias em termos de tamanho,formato,etc. Procuramos parasitas intracelulares também próximos a franja, pois geralmente estes se acumulam nessa região devido ao aumento do peso das células infectadas. E, fazemos a contagem dos diferentes tipos de leucócitos nas bordas do esfregaço.

Agora, hora do glossário

PT EN ES
Área de contagem (do esfregaço) Monolayer = readable area (of the blood smear) Zona ideal de observación
Área, região espessa (do esfregaço) Thick area Zona densa
Bordas (do esfregaço) Lateral edges (of the blood smear) Bordes
Cabeça (do esfregaço) Base (of the blood smear) Cabeza
Coloração Staining Tinción, coloración
Corante Stain Tinte, colorante
Corpo (do esfregaço ) Body (of the blood smear) Cuerpo
Esfregaço sanguíneo Blood smear Frotis sanguíneo, extensión sanguínea, extendido
Franja = cauda (do esfregaço) Feathered edge Cola
Lâmina Slide Lámina, portaobjetos, porta
Lâmina Extensora Spreader slide Cubreobjetos, porta difusor, porta extensor, lámina difusora, lámina extensora
Microscópio ótico Light microscope Microscopio óptico

Referências:

Deixe um comentário